Cuca vegana

fullsizeoutput_7e7

No sul do Brasil, com a cultura dos imigrantes alemães, a cuca é bem popular. Porém, ela quase sempre é feita com leite, ovos e até banha. Outras cucas veganas que eu já provei eram bem pesadas e densas.

Assim, eu criei essa receita fácil, que faz uma cuca bem fofa e saborosa, com óleo de coco.  A cuca é uma receita bem versátil, você pode adicionar o recheio que quiser, como maçã, uva, doce de leite, geleias, creme ou chocolate. Eu fiz a minha só com a farofa e também ficou deliciosa.

IMG_0678

INGREDIENTES

1 xícara de leite

2 colheres de sopa de fermento biológico instantâneo

4 colheres de sopa de óleo de coco

pitada de sal

3/4 xícara de açúcar

3 xícaras de farinha

Para a farofa:

6 colheres de sopa de farinha

3 colheres de sopa de açúcar

2 1/2 colheres de sopa de óleo de coco

MODO DE FAZER

Aqueça o leite até ficar morno e adicione o óleo (se o óleo estiver muito sólido, aqueça junto com o leite) e o fermento em uma vasilha. O leite não pode estar muito quente se não pode matar o fermento. Misture e deixe descansar por 10 minutos.

Adicione o açúcar e sal e misture. Adicione a farinha 1 xícara por vez, mexendo bem com uma colher. A massa deve ficar firme, mas um pouco grudenta demais para trabalhar com a mão. Continue misturando com a colher, ou então na batedeira com o “gancho” por alguns minutos.

IMG_0643

Cubra a vasilha e deixe descansar em um ambiente quente por 45 minutos (eu geralmente pré-aqueço o forno na temperatura mais baixa por alguns minutos, desligo, e coloco a massa para descansar lá dentro s o clima estiver frio).

Enquanto isso, prepare a farofa. Derreta o óleo de coco e misture bem com a farinha e açúcar. Leve a geladeira até a massa acabar de crescer.

Transfira a massa para uma forma untada/antiaderente de sua preferência. O ideal é que a massa não fique com mais de 3-4 cm de espessura para que ela asse bem. Eu usei uma forma de pizza, mas não espalhei a massa por toda ela, deixando com a espessura desejada. Pré-aqueça o forno a 200ºC.

Retire a farofa da geladeira. Ela deve ter ficado dura por causa da solidificação do óleo de coco. Começa a esfarelar e cobrir a massa com toda ela.

Leve ao forno por 30-35 minutos. Nos últimos 5 minutos, ligue a parte superior do forno, se possível. Retire do forno e espere esfriar um pouco antes de servir.

Farofa: antes e depois de assada

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s