Passo a passo: ovos de chocolate (+ 2 recheios)

IMG_0367.JPG

Quase toda Páscoa, desde pequena, eu e meus pais fazíamos ovos de chocolate caseiros. Uma vez, tive até que fazer soro no hospital porque comi muito chocolate derretido. Nos últimos anos, continuei a tradição sozinha, para fazer ovos veganos.

Agora, na semana da páscoa, trago uma explicação passo a passo de como fazer ovos de chocolate em casa, além de duas receitas de recheio veganas: prestígio com coco queimado, e creme de cappuccino.

Os recheios, principalmente o de creme, são perecíveis e precisam ser guardados na geladeira. Assim, o ideal é fazer no máximo 3 dias antes de ser consumidos. Já os ovos podem ser feitos com mais antecedência e têm a mesma validade do chocolate utilizado, mas devem ser mantidos em local fresco e sem exposição à luz solar.

O chocolate que eu usei foi o Melken Harald meio amargo, em uma embalagem de 1kg, que não contém leite.

img_0529.jpg

INGREDIENTES

Para o ovo de chocolate:

chocolate vegano (a quantidade vai depender do tamanho da forma utilizada)

Para o recheio de prestígio:

75g coco ralado

100mL leite de coco

1/2 xícara açúcar

Para o recheio de cappuccino:

1 xícara de leite vegetal

1/2 xícara de açúcar

3 colheres de chá de café solúvel

1 colher de chá de chocolate em pó

1 colher de chá de canela em pó

1 colher de chá de amido de milho

1 colher de chá de agar agar

1 xícara de biscoitos/bolachas triturados de sua preferência

MODO DE PREPARO

Ovo de chocolate

1- Em uma superfície limpa e seca, pique a quantidade de chocolate necessária (eu utilizei formas do tamanho de uma mão média, com 17 centímetros de altura, e foram necessários 100g de chocolate para cada metade de ovo).

IMG_0292

2- Coloque o chocolate em um bowl de vidro e leve ao microondas, de 30 em trinta segundos, parando para mexer, até que o chocolate esteja completamente derretido (cerca de 2 minutos). Se você tiver um termômetro de cozinha, a temperatura deve estar entre 40 e 46ºC.

IMG_0308

3- Agora é necessário temperar o chocolate, processo importante para que o produto final não derreta e quebre com facilidade e fique com brilho. Em um recipiente maior que o bowl utilizado, coloque água com cubos de gelo, e em seguida coloque o bowl com o chocolate derretido, fazendo um banho maria (IMPORTANTE: não pode ocorrer contato entre o chocolate e nenhuma quantidade de água. Utilize utensílios secos e evite preparar o chocolate em dias ou ambientes muito úmidos). Mexa o chocolate derretido para resfriá-lo uniformemente. Ele deve atingir uma temperatura de aproximadamente 29ºC (consulte a embalagem do chocolate, ela pode variar de acordo com o tipo e marca utilizados). Se você não tiver termômetro, ao encostar na sua pele, o chocolate deve estar um pouco mais frio que sua temperatura corporal, mas continuar bem derretido.

  • Você também pode temperar o chocolate em uma pedra de mármore/granito mas é mais trabalhoso/faz mais sujeira. Se tiver interesse, procure um tutorial na internet.

IMG_0310.JPG

4- Pegue seus moldes de ovo (encontrado em lojas especializadas em confeitaria) e comece a espalhar chocolate pelas bordas com uma espátula de silicone. Espalhe por toda a forma, girando-a para que o chocolate não fique acumulado apenas no fundo. Leve à geladeira por cerca de 2 minutos, ou enquanto você passa chocolate nas outras formas.

5- Tire a forma da geladeira (o chocolate já deve estar endurecido) e passe uma segunda camada de chocolate. Passe mais nas bordas, pois elas vão estar mais finas que o fundo da forma. Leve à geladeira até endurecer. Você pode repetir o processo se o ovo ainda não atingiu a espessura desejada.

6- Para desenformar, retire o excesso de chocolate das bordas do molde e vire-o em uma superfície lisa e limpa. Vire as bordas da forma até o ovo sair. Se tiver dificuldades de desenformar, leve o ovo novamente à geladeira por alguns minutos para endurecer mais.

7- Para embalar, você pode juntar as duas metades do ovo com mais chocolate derretido, ou aquecer a lâmina de uma faca na chama do fogão e passar nas bordas das duas metades do ovo. Eu utilizei uma base para apoiar o ovo, que pode ser qualquer pote ou copinho redondo que sustente o seu ovo. Você pode embrulhar com papel alumínio, ou direto com um plástico como eu fiz.

fullsizeoutput_7fc

——-

No meu caso, sobrou um pouco de chocolate derretido e eu fiz também esses ovinhos pequenos. Eu misturei um pouco de pimenta caiena e flocos de arroz. Você pode adicionar também nozes e castanhas picadas, frutas secas, coco ralado, confeitos, açúcar colorido, etc. (isso também vale para os ovos grandes), ou recheá-los, como uma trufa.

IMG_0333

Se o chocolate derretido estiver ficando muito duro e você ainda está utilizando-o, coloque no microondas por uns 20-30 segundos e repita o processo de temperar.

Recheio de prestígio com coco queimado

Em uma frigideira, coloque o coco ralado e leve ao fogo baixo. Mexa até que o coco fique com uma coloração marrom. Reserve.

IMG_0464

Em uma panela, misture o leite de coco e açúcar e leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até começar a ferver. Desligue e misture a calda ao coco queimado. Deixe esfriar.

IMG_0478

Quando estiver frio (NUNCA coloque recheios quentes sobre o chocolate), recheie uma metade de ovo de chocolate (essas quantidades são para uma metade de ovo de tamanho médio a grande, com 17 centímetros de altura). Se quiser, você pode cobrir o recheio com chocolate derretido.

IMG_0488

Recheio de cappuccino

Misture bem todos os ingredientes, ainda frios. Você pode diluir o amido separadamente em um pouco de leite e depois juntar aos outros ingredientes.

Em uma panela, leve ao fogo baixo, sempre mexendo. Quando começar a ferver e a consistência estiver um pouco encorpada, tire do fogo. Coloque em outro recipiente e leve à geladeira até esfriar. O agar agar vai endurecer mais o creme enquanto ele gela.

IMG_0501

Pegue uma metade de ovo de chocolate e coloque o biscoito triturado. Intercale camadas de biscoito e creme até encher, deixando o creme como última camada. Decore com migalhas de biscoito e canela em pó, ou cubra com chocolate.

 

 

 

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s