Spaghetti à carbonara (com “bacon” de berinjela)

*As fotos não estão aparecendo e eu não as tenho salvas. Quando eu fizer esta receita novamente, postarei novas fotos*

fullsizeoutput_7a8

Eu tenho feito esse molho branco de palmito com frequência, e recentemente percebi que me lembrava o spaghetti à carbonara. Com isso, comecei a pesquisar um substituto ao bacon, e encontrei a versão com berinjela.

O palmito utilizado pode ser o mais barato que encontrar, geralmente aquele picado em conserva, feito com as partes mais duras, já que ele vai ser triturado. Este molho pode ser utilizado em outras receitas, ou também modificado para fazer um patê.

O “bacon” de berinjela foi o meu escolhido por ser mais acessível do que as versões a base de cogumelos. Eu me inspirei em diversas receitas da internet, mas modifiquei para que não precisasse de fumaça líquida (o que quase ninguém tem em casa, muito menos eu). Eu nunca gostei de bacon e comi muito poucas vezes, e acredito que essa versão vegana não seja sua cópia fiel, mas o resultado é saboroso e crocante, e combina bem com a receita.

fullsizeoutput_7a1

INGREDIENTES

Para o “bacon”:

1/2 berinjela média

1 colher de sopa de molho barbecue vegano

1 colher de sopa de azeite de oliva (+ para untar a forma)

1 colher de sopa de açúcar mascavo

1 colher de chá de molho shoyu

1 colher de chá de páprica

1 colher de chá de molho chipotle (eu usei Tabasco)

pimenta do reino a gosto

Para o molho de palmito:

150g palmito picado

1 dente de alho sem o miolo

5 colheres de sopa de óleo (misturei azeite de oliva e óleo de girassol para não ficar tão forte)

150 mL água de cozimento da massa (aproximadamente 10 colheres de sopa)

pimenta do reino a gosto

Para a massa:

250g massa de sua preferência preparada conforme as instruções da embalagem

MODO DE FAZER

fullsizeoutput_79e

Começando pelo “bacon”,  preaqueça o forno em 125ºC (ligue também o aquecimento superior, se disponível) e corte a berinjela em fatias finas. Misture o resto dos ingredientes e espalhe com um pincel de cozinha ou com uma colher somente por um lado das fatias. Unte generosamente uma forma grande com azeite de oliva e espalhe as fatias de berinjela, o lado com o molho virado para cima.

IMG_4904

Leve ao forno por 25-30 minutos. Retire do forno quando a berinjela estiver quase totalmente seca e crocante. Reserve.

fullsizeoutput_7a2

Enquanto assa, comece a preparar a massa e o molho. Deixe seu spaghetti cozinhando e junte todos os ingredientes do molho num liquidificador (adicione uma pitada de sal se o palmito não for salgado), batendo até que tudo esteja bem triturado mas não completamente uniforme. Quando a massa estiver al dente, escorra a água. Na mesma panela, misture a massa e o molho e leve ao fogo baixo para secar o excesso de água.

Pique o “bacon”, misture à massa e sirva.

IMG_4922

Leave a Reply

